crianças na moda

21, Mai, 2012 / Kiiweb

Alexandre Calder o circo e o reciclar

Reciclar

Como mostra o film de Jean Painleve Calder adorava o circo, os personagens do circo são  feitos de matérias reciclados Calder era um mestre na arte de reciclar  materiais pobres, rolhas de garrafas arames, latas de conservas , molas de roupa, restos te tecidos constituem os . O gosto de Calder pelo reciclar não se limita ao Circo, também fabricava  a maior parte dos objectos da sua vida.

Cubismo arte com  materiais reciclados

A utilização de materiais pobres próximos do lixo para criar obras de arte não é nova, o cubismo de Braque e Picasso e o dadadaiste já utilizavam objectos recuperados. Calder  vai mais longe mesmo a própria representação das cenas do film o Circo, como animação dos personagens e feita de maneira de improvisada  e rudimentar o movimento dos personagens trapezistas, malabaristas  e feito por manivelas e sistemas articulados com fios , os comentários barulhos e emitações que acompanham as representações  também são feitas por Calder  Primeiro destinadas aos amigos as representações começaram a ter mais amplitude ate ser verdadeiros “happenings” podemos considerar umas das primeiras performances artísticas.

Imaginação e jogo

O talento de improvisação de Calder é muito próximo do das crianças durante os momentos de imaginação do jogos e das brincadeiras.





Newsletter

O seu email aqui:

Confirme a sua inscrição, consulte a sua caixa de correio a seguir
( Obrigado)


Junte-se a nós no facebook

Partilhe na sua rede social favorita!